Sem complexo: especialistas dão dicas para mulheres deixarem a insegurança de lado e se valorizar no mercado de trabalho
Mulheres não pedem aumento. Mulheres são menos assertivas no trabalho. Mulheres não são promovidas na mesma proporção que os homens. Mulheres ocupam menos cargos de chefia. Todas as afirmações anteriores podem ser comprovadas tanto por pesquisas quanto por relatos de mulheres contando suas próprias experiências _ e demonstram que, mesmo em um momento de protagonismo feminino cada vez maior, a desigualdade ainda é muito grande no mercado de trabalho.
Para Deb Xavier, idealizadora do Jogo de Damas e fundadora da Impacta – consultoria estratégica de gênero, a diferença é histórica e impacta as organizações organizacional e forma como as mulheres se enxergam ao mesmo tempo.
– As empresas foram criadas em uma outra época, em que as mulheres eram criadas para ficar em casa e não tinham espaço no mercado de trabalho – comenta. – A mulher olha para os cargos mais altos e não vê uma outra mulher lá, então, não vê espaço pra ela, um caminho natural de progressão na carreira. Não pede aumento e promoção por reproduzir o que está sendo mostrado a ela na empresa e na sociedade.
Uma pesquisa de 2013 da empresa de carreiras e empregos Catho demonstrou que os homens ganham mais aumentos de salário do que as mulheres, numa proporção de 35,9% para 32,3%. E, segundo um relatório de 2015 da Organização Internacional do Trabalho, apenas 5 a 10% dos cargos de chefia no Brasil são ocupados por mulheres.
– Para se valorizar, elas devem ter conhecimento das características que a destacam no trabalho. Perceber, reconhecer e mostrar todo seu potencial, saber revelar seus defeitos sem comprometer sua imagem – explica Fátima Castelo Branco, autora do livro Mulheres Guerreiras. – Quando você tem a certeza de suas competências e consegue demonstrar o seu melhor, fica mais fácil ser notada por todos, desde os colegas até os superiores.
Elizeu Proença
CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com
http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf4e
http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trFONTES:
CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com