JORNAL ESCOLA



SEGUNDA-FEIRA 12 DE FEVEREIRO

      SARANDI TEM MUITO O QUE SE ORGULHAR AGORA QUE MAIS DE 10 ALUNOS SE FORMARAM E ESTÃO INGRESSANDO NO ENSINO SUPERIOR, CONFIRA A LISTA DOS ALUNOS QUE SAÍRAM DO COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC!
QUEM QUISER PODE MANDAR FOTO PARA O NÚMERO DA REDAÇÃO QUE ATUALIZAMOS AQUI NA MATÉRIA!
1 - Bruna Mendonça dos Anjos - Química - Instituto Federal                         Farroupilha
2 - Felipe Ferreira Da Silva -  Engenharia Civil - Unifamma
3 - Corina Lima da Silva - Ed. Fisica - Uem
4 - Kamila Marques - Estética e Cosmética - Unicesumar

5 - Mayara Anjos - Administração – FCV

6 - Guilherme Vieira Evangelista Barreira - Artes cênicas - UEM

7 - Vitor Hugo Gonsalves Cassiano - Unicesumar - Gestão comercial

8 - Caroline Nascimento Ramos - UEM - Pedagogia

9 - Rahyne - Direito - Unicesumar
10 - Lucas Ramos - Feitep - Engenharia elétrica

Parabéns, esses são os alunos do colégio Olavo Bilac que já foram aprovado no ensino superior, a lista pode ser ainda maior já que muitos alunos ingressam na faculdade  sem o acompanhamento da escola, Sarandi só tem a se orgulhar de vocês que agora redesenham a nossa história e possibilitam um futuro melhor para a cidade!

   A nossa redação aguarda o contato de outras escolas com a lista de alunos. 
  Se você também ingressou no ensino superior e estudava em alguma escola de Sarandi em 2017 envie o seu nome, curso e faculdade para atualizarmos a lista

Curta a página do colégio Olavo Bilac

Elizeu Proença


CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com



QUARTA-FEIRA 31 DE JANEIRO


Professores atribuem fracasso de aluno à origem social. O que isso indica

   Dados da Prova Brasil, do MEC, mostram que professores brasileiros consideram que a família e a origem socioeconômica do aluno são fatores mais importantes para justificar problemas de aprendizagem que a própria atuação do docente e da escola. O levantamento foi feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) com exclusividade para o Nexo. Quando questionados, 94% dos professores apontaram a falta de acompanhamento dos pais como possível explicação para maus resultados. Fatores ligados à gestão e ao professor, como desestímulo e sobrecarga dos docentes, foram citados por 30% (era possível escolher mais de uma resposta). Para especialistas, os resultados indicam percepção de pouca importância do papel e da capacidade do professor para melhorar resultados escolares. Para mudar esse cenário, apontam a necessidade de mudanças na formação dos professores e profissionalização da carreira.

Elizeu Proença


CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com

http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf4e
http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf

FONTE:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/30/Professores-atribuem-fracasso-de-aluno-%C3%A0-origem-social.-O-que-isso-indica

QUARTA-FEIRA 23 DE JANEIRO



DE ACORDO COM O SITE BACK TO SCHOOL, EM SUA PÁGINA VOLTADA PARA O BRASIL, A VOLTA ÁS AULAS DEVE OCORRER NO MÊS DE FEVEREIRO, NA REDE PÚBLICA DO PARANÁ.

ABAIXO VOCÊ PODE CONFERIR AS DATAS PARA CADA ESTADO 



Elizeu Proença


CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com

http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf4e
http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf4





QUARTA-FEIRA 27/12/2017 - NOTA Sarandi

O NÚMERO DE MATRICULADOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ( FUNDAMENTAL E MÉDIO) DIMINUI DRÁSTICAMENTE! 

O LEVANTAMENTO FOI REALIZADO PELO CENSO ESCOLAR 

A REPORTAGEM É DA AGÊNCIA BRASIL


O número de alunos matriculados em escolas públicas no ensino fundamental e no ensino médio em 2017 caiu, mas houve aumento nas matrículas de creches e pré-escola, bem como na educação especial. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgado hoje (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Este ano, segundo o levantamento, o total de alunos matriculados no ensino fundamental em escolas públicas foi de 22,05 milhões, o que representa uma queda de 1,62% em relação a 2016. No ensino médio, foram 6,68 milhões em 2017, queda foi de 2,85% na comparação com o ano passado.
O número de alunos matriculados em creches da rede pública subiu 6,8%, chegando a 2,2 milhões. Na pré-escola, também houve aumento no número de alunos matriculados, com um total de 3,87 milhões e crescimento de 2,64% em relação a 2016. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou um aumento de 4,1%, com 2,92 milhões estudantes matriculados em 2017.
Em todas as etapas, o total de matrículas na rede pública este ano chegou a 37,75 milhões, leve redução de 0,5% na comparação com 2016. Na educação especial, voltada para o atendimento de alunos com necessidades especiais, foi registrado aumento no número de matriculas em todos os segmentos.
Censo
O levantamento do Inep detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual de ensino, que abrangem a creche, pré-escola, os ensinos fundamental e médio, a EJA e a educação especial. Os dados incluem as áreas urbana e rural e a educação em tempo parcial e integral.
A segunda etapa do Censo Escolar 2017 terá início no próximo mês, quando serão coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos.
O Censo Escolar é feito anualmente, sob coordenação do Inep. Segundo o órgão, a ferramenta é indispensável para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Elizeu Proença
CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com

FONTE: https://www.bemparana.com.br/noticia/544830/matriculas-nos-ensinos-fundamental-e-medio-na-rede-publica-cai-em-2017