sábado, 27 de janeiro de 2018

MARIALVA

     Produtor de uva de Pilar do Sul - Estado de São Paulo acusa marialvense de •Clonar• Uva Pilar, já que não seria uma qualidade e sim uma marca!

“Alguns produtores adquirem clones e os cultivam sem os cuidados necessários. Depois comercializam as frutas como se fossem Pilar Moscato. Por isso estamos mudando nossas embalagens neste ano”, informa Harue Sawada, gerente da APPC.  

  
-Mas, se os clones são de Pilar Moscato, qual é o problema? 
  
Harue não se cansa de explicar. Ela já deu entrevistas para os mais variados meios de comunicação, passando por publicações de agronegócios, gastronomia e amenidades. Nesta quarta-feira, 10, ela está muito ocupada com reparos na rede elétrica da packing house. 
  
"Pilar Moscato não é uma variedade, mas uma marca, portanto, não pode ser usada fora da Associação", explica.  A marca é desenvolvida a partir da variedade estela. Para que a estela obtenha o sabor da Pilar Moscato são necessários cuidados especiais desde o cultivo dos clones até a colheita, o que diferencia o produto e agrega valor ao seu preço, permitindo uma maior rentabilidade ao produtor. 
  
Se produtores alheios às técnicas e ávidos por lucros não obedecem aos fundamentos que levaram anos de estudos, vão disseminar no mercado uma falsa uva, com sabor menos atraente e, consequentemente, estragar a sua imagem. 
  
Para se ter uma ideia do trabalho que dá, as parreiras ficam cobertas com uma tela contra chuvas de granizo e bicadas de aves e cada cacho é protegido com sacos de papel especial. Desta forma, as frutas ficam livres de ataques de insetos e doenças, bem como dos defensivos químicos já que não se trata de um produto orgânico. Os saquinhos também auxiliam na uniformidade de coloração da uva e tornam a casca mais fina e brilhante.  
  
Mas, na hora de saborear a fruta, só o que será notado é o seu alto teor de açúcar, medido pela escala Brix (ºBx) através de um aparelho chamado refratômetro. As uvas de mesa, geralmente, têm um teor de 14º Bx. A pilar moscato só vai para o mercado quando atinge, no mínimo, 18º.   
  
Mudas que prometem esta doçura estão sendo comercializadas livremente, até pela internet, embora os anúncios sejam falsos. Mas, Harue informa que muitos produtores estão obtendo os chamados “borbulhos” ou gemas e os cultivando sem adotar os procedimentos que consagraram a Pilar Moscato. 
  
Portanto, os produtores estranhos à Associação que comercializam sua produção como se fosse a Pilar Moscato estão cometendo, no mínimo, uma fraude. Em 2016 a APPC anunciou que iria acionar judicialmente um produtor de Marialva (PR) que anunciava a marca em um estande na tradicional feira da uva daquela cidade.  
  
Neste ano, apoiada pela Esalq Marketing, a APPC está promovendo uma nova campanha de conscientização para que os consumidores prestem atenção na hora de adquirir o produto.


Elizeu Proença


CONTEÚDOS NOTA Sarandi
escritorelizeuproenca@gmail.com

http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trf
http://www.valor.com.br/politica/5278681/acompanhe-julgamento-de-recurso-de-lula-no-trFONTES: